Juiz Orlando Faccini Neto eleito presidente da AJURIS para o biênio 2020-2021

Juiz Orlando Faccini Neto eleito presidente da AJURIS para o biênio 2020-2021

O juiz de Direito Orlando Faccini Neto, 43 anos, é o novo presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS). A eleição foi realizada neste domingo, e Faccini era candidato único. Um total de 835 magistrados, da ativa e aposentados, participou do pleito. A posse da nova direção, para o biênio 2020-2021, está marcada para o dia 3 de fevereiro.

O novo presidente da AJURIS é formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (São Paulo). É mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (Portugal).

Faccini ingressou na magistratura em 2001, na comarca de Jaguarão. Em 2004, assumiu a Vara Criminal de Carazinho e, em 2011, foi promovido para a comarca de Passo Fundo, também na área criminal. Em 2016, assumiu como titular do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, cargo de que está afastado atualmente por sua atuação associativa. O novo presidente da AJURIS também atuou no gabinete do ministro Felix Fischer, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, quando auxiliou em julgamentos de recursos de processos da Operação Lava Jato.

Na AJURIS, Faccini integrou duas vezes o Conselho Deliberativo como conselheiro eleito. Atualmente, é o vice-presidente Administrativo da Associação.

A apuração dos votos ocorreu na tarde deste domingo (8/12), na Sede Administrativa da AJURIS. Por volta das 13h, a Comissão Eleitoral divulgou o resultado da votação, que ocorreu por sobrecarta, pela internet e em urnas eletrônicas.

 

Conselho Executivo eleito

Presidente: Orlando Faccini Neto    

Vice-presidente Administrativo: Cláudio Luis Martinewski

Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Mauro Peil Martins

Vice-presidente Cultural: Márcia Kern

Vice-presidente Social: Káren Rick Danilevicz Bertoncello

Vice-presidente de Aposentados: Felipe Rauen Filho

Diretor da Escola da Magistratura: Jayme Weingartner Neto

Vice-diretora da Escola da Magistratura: Patrícia Laydner

 

As eleições nos conselhos Deliberativo e Fiscal (eleitos e número de votos)