Condições insalubres da Penitenciária de Charqueadas é pauta do Juízes em Ação

Condições insalubres da Penitenciária de Charqueadas é pauta do Juízes em Ação

Juíza de Direito Sonáli da Cruz Zluhan
fala sobre a interdição do local

O programa Juízes em Ação, que vai ao ar nesta terça-feira (9/8), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, traz como convidada a juíza de Direito Sonáli da Cruz Zluhan, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre.

A entrevista aborda a decisão da magistrada que, em julho, determinou a interdição da Penitenciária Estadual de Charqueadas e da Penitenciária Modulada de Charqueadas devido às péssimas condições de infraestrutura e insalubridade do local. Sonáli Zluhan esclarece que ambas penitenciárias já estavam interditadas por superlotação, mas com a permissão para que, conforme presos progredissem de regime, outro detento pudesse ocupar a vaga, sem ultrapassar o limite estipulado de lotação.

A magistrada destaca que a ausência de investimentos do Governo do Estado no local, as penitenciárias estavam em condições completamente insalubre: “Eles tinham falta de comida, tinham falta de atendimento médico, os presos sem o mínimo de estrutura interna, sem ter onde dormir, dormindo no chão em cima da mantas. O sistema de esgoto estava totalmente entupido, o lixo tava acumulado, não tinha ninguém para retirar”, ressalta. A entrevista completa vai ao ar pela Radioweb AJURIS nesta terça-feira (9/8), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (10/8), às 11 horas.

O Juízes em Ação destaca a atuação de magistrados em prol da sociedade e da cidadania. Projetos, iniciativas e sentenças de magistrados do Poder Judiciário gaúcho são as atrações do programa. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb acesse https://eaudioweb.com.br/ajuris/ ou baixe o aplicativo https://tunein.com/radio/Radioweb-Ajuris-s263024/. Sugestões de temas e entrevistados podem ser feitas pelo e-mail imprensa@ajuris.org.br ou pelo telefone (51) 3284.9141.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br