Encontro do Bem é tema do Momento Cultural desta quarta-feira

Encontro do Bem é tema do Momento Cultural desta quarta-feira

A quarta edição do programa Momento Cultural, da Radioweb AJURIS, que vai ao ar nesta quarta-feira (8/6), às 13h, é totalmente dedicada ao Encontro do Bem, evento que ocorre na quinta-feira (9/6), às 18h30, no auditório do Foro Central II. A apresentadora, juíza de Direito Márcia Kern, entrevista os coordenadores das duas atrações musicais do encontro: Cecília Rheingantz Silveira, regente da Orquestra Villa-Lobos, e Marcelo Pimentel, instrutor da Banda Liberdade.

A professora de música Cecília Rheingantz Silveira conta um pouco da história da Orquestra Villa-Lobos, ação que iniciou há 24 anos com 14 alunos da 5ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A ação, segundo a professora, sempre seguiu uma “intenção pedagógica muito firme, e com um foco muito sério do que é desenvolver educação musical numa escola pública, dentro de uma comunidade de periferia enfrentando uma série de questões de vida”.

O projeto, explica Cecília, levou tempo para se consolidar. Primeiramente, dentro da escola, para depois ser ampliado a outras instituições e envolver crianças e jovens do bairro Lomba do Pinheiro. Dessa forma, com o apoio de outros educadores musicais e da própria comunidade, a Orquestra Villa-Lobos tornou-se uma rede de integração que realiza aulas e oficinas. Atualmente, promove cerca de 800 atendimentos por semana, realizados em sete escolas, com crianças a partir dos 4 anos. Para Cecília, “a sensibilização e toda a instrumentalização que o programa da orquestra vai provocando nessas crianças, vai constituindo adolescentes e jovens que pensam e refletem sobre o seu futuro, então constroem seus projetos de vida”.

Pela Banda Liberdade, o percussionista Marcelo Pimentel, que coordena o projeto, fala da ação que está entrando em seu seu sétimo ano. Já passaram mais de 5 mil adolescentes pela banda. Por iniciativa do juiz do Juizado Regional da Infância e Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, o projeto envolve adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Case de Passo Fundo. Os jovens participam de atividades culturais e realizam apresentações e oficinas de ritmo, harmonia e percussão. “Quando trabalhamos lá dentro não trabalhamos somente com os adolescentes que estão na oficina, mas, como o som se propaga, de certa forma isso atinge toda a instituição”, destaca Pimentel.

O músico explica também como a educação musical contribui para a ressocialização e oferece um novo horizonte para os adolescentes em conflito com a lei. “Na realidade é um trabalho de humanização que a gente faz, porque, através da música, você consegue sensibilizar e colocar valores que antes não foram possíveis. A adolescência já é um estágio complicado da vida, e um adolescente em conflito com a lei é ainda mais complicado”, aponta Pimentel.

O coordenador da Banda Liberdade também defende que, por meio das atividades, é possível construir uma aproximação com os jovens. Isso permite refletir e dialogar sobre temas de suas vidas. “Com a música você cria uma conexão de diálogo. Ela traz este elemento de troca e aí você consegue conversar sobre questões de ética e de Justiça”, pontuou, destacando a atuação do juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior na iniciativa. “Eles sabem que eles estão cumprindo medidas por caminhos escolhidos, e nós mostramos que existem outros caminhos possíveis.”

O Momento Cultural é uma produção dos departamentos de Comunicação e Cultural da AJURIS, transmitido nas quartas-feiras às 13h, com reprises na quinta-feira às 21h e sexta-feira às 13h. O objetivo é compartilhar dicas sobre literatura, cinema, teatro, exposições e eventos culturais. Sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail imprensa@ajuris.org.br.

Evento
O Encontro do Bem acontece nesta quinta-feira (9/6), no auditório do Foro Central II (Rua Manoelito de Ornelas, 50, bairro Praia de Belas), a partir das 18h30. Ingressos podem ser adquiridos na sede da AJURIS ao valor de R$ 25. Toda a renda obtida com a venda dos ingressos será revertida para os projetos Orquestra Villa-Lobos e Banda Liberdade.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br