Juízes em Ação destaca uso de sistema de informação que auxilia na prestação jurisdicional

Juízes em Ação destaca uso de sistema de informação que auxilia na prestação jurisdicional

O juiz de Direito André Luís de Aguiar Tesheiner, integrante do Núcleo de Inovação e Administração Judiciária da Escola da AJURIS e diretor do Foro da Comarca de Montenegro, é o entrevistado do programa Juízes em Ação, que vai ao ar nesta terça-feira (17/5), pela Radioweb AJURIS.

Entusiasta da utilização de sistemas de informação no âmbito da prestação jurisdicional, o magistrado ganhou destaque por ser responsável pelo desenvolvimento de ferramenta para auxiliar a rotina do trabalho de juízes e servidores do Judiciário, contribuindo para otimizar a resolução de tarefas repetitivas. Esta atuação foi recentemente reconhecida com o 2º lugar no concurso nacional “Robotização no Poder Judiciário”, promovido pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e pelo Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus).

A premiação, que será entregue em junho, no I Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (FONAGE), foi conquistada graças à criação de uma ferramenta que efetua o cálculo da prescrição penal. O mecanismo baseia-se na aplicação de um algoritmo que determina o cálculo da prescrição e que pode identificar os processos já prescritos e os que estão em vias de prescrever, medida que deverá poupar tempo, recursos financeiros e, em última análise, servirá para reduzir a impunidade, conforme destaca o magistrado André Tesheiner durante a entrevista.

O sistema é disponibilizado de forma gratuita aos magistrados e servidores, mas, a ideia, segundo Tesheimer, é implantar o programa dentro do sistema interno dos tribunais, de forma a facilitar o trabalho processual. O juiz salienta que a ferramenta contribui com o trabalho, mas em nada substituirá o papel humano na condução e no julgamento dos processos. Enfatiza, porém, que a informatização de procedimentos repetitivos contribuirá para melhorar a eficiência e a objetividade da prestação jurisdicional.

O Juízes em Ação é uma produção da Radioweb AJURIS e, nesta edição, é apresentado pela jornalista Grasiela Duarte. O programa vai ao ar na terça-feira (17/5), às 13 horas, com reprise às 21 horas e, na quarta-feira (18/5), às 11 horas.

O Juízes em Ação destaca a atuação de magistrados em prol da sociedade e da cidadania. Projetos, iniciativas e sentenças de magistrados do Poder Judiciário gaúcho são as atrações do programa. Sugestões de temas e entrevistados podem ser feitas pelo e-mail imprensa@ajuris.org.br ou pelo telefone 51 3284.9108.

A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb acesse https://eaudioweb.com.br/ajuris/ ou baixe o aplicativo https://tunein.com/radio/Radioweb-Ajuris-s263024/ e acompanhe a programação no dispositivo móvel.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br