O pioneirismo do Rio Grande do Sul na aplicação de penas alternativas é o tema do Juízes em Ação

O pioneirismo do Rio Grande do Sul na aplicação de penas alternativas é o tema do Juízes em Ação

Magistrada Vera Regina Muller é a entrevistada do programa.

A edição desta semana do programa Juízes em Ação, que vai ao ar na terça-feira (5/4), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, tem como convidada a magistrada Vera Regina Muller. O tema do programa são as penas alternativas. O pioneirismo da AJURIS na aplicação do primeiro projeto para acompanhar a aplicação das penas, ainda nos anos 80, e as decisões de vanguarda da magistrada estão no foco desta edição do Juízes em Ação.

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul tem se notabilizado pelo envolvimento com a comunidade e a parceria para o desenvolvimento de projetos de segurança, educação e assistência social, através do repasse de verbas de prestações pecuniárias.

E este perfil atual tem raízes nos anos 80. A magistrada Vera Regina Muller detalha no programa as motivações, os desafios, a metodologia e os procedimentos adotados para a aplicação das primeiras penas alternativas no Estado. Também revela o trabalho que precisou ser realizado de esclarecimentos junto à opinião pública, na medida em que há um clamor pelo encarceramento.

O programa trata ainda sobre o caráter educativo e a importância da aplicação das penas em termos de segurança pública, na medida em que evita a entrada de novos presos, responsáveis por crimes de menor potencial ofensivo, de ingressarem no caos carcerário brasileiro.

Produzido pela Radioweb AJURIS, o programa Juízes em Ação é apresentado pelo jornalista Cristofer de Mattos e vai ao ar na terça-feira (5/4), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (6/4), às 11 horas. Você pode sugerir temas e entrevistados pelo e-mail imprensa@ajuris.org.br ou pelo telefone 51 3284.9108.

O Juízes em Ação destaca a atuação de magistrados em prol da sociedade e da cidadania. Projetos, iniciativas e sentenças de magistrados do Poder Judiciário gaúcho são as atrações do programa.

Ouça o programa:

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br