Mutirão de processos de execução fiscal é destaque no Juízes em Ação

Mutirão de processos de execução fiscal é destaque no Juízes em Ação

Juiz de Direito Mateus da Jornada Fortes, da Comarca de Frederico Westphalen, é o entrevistado.

O programa Juízes em Ação, que vai ao ar nesta terça-feira (8/12), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, apresenta entrevista com o juiz de Direito Mateus da Jornada Fortes, da Comarca de Frederico Westphalen. No programa, o magistrado fala sobre as audiências do mutirão de conciliação de processos de execução fiscal, realizado nos dias 23 e 24 de novembro.

As ações foram realizadas na Semana Nacional da Conciliação, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Frederico Westphalen, foram pautados 87 processos. Do total de 71 pessoas citadas e localizadas, 64 ações terminaram com acordo entre as partes.

O magistrado ressalta a importância destes resultados, tendo em vista que os processos de execução fiscal são, hoje, o grande gargalo do Poder Judiciário. “Os processos escolhidos foram aqueles que ingressaram no Judiciário recentemente, por ordem cronológica, de pessoas físicas e jurídicas, débitos diversos, mas em todos não haviam sido apresentadas controvérsias. O resultado foi extremamente positivo. Daqueles processos que foram pautados e as pessoas encontradas, tivemos 90% de êxito nas conciliações”, aponta Mateus da Jornada Fortes.

Um ponto importante para os resultados obtidos, conforme o magistrado, foi a parceria com o Executivo do município gaúcho. Foi isso que permitiu que as partes citadas fossem encontradas mais facilmente pelos oficiais de Justiça e fosse imposta mais celeridade na atualização dos cálculos de débito.

Mateus da Jornada Fortes também analisa no programa o impacto dos processos de execução fiscal no acúmulo de ações no Poder Judiciário e a possibilidade do Poder Público administrá-los.

Produzido pela Radioweb AJURIS, o programa Juízes em Ação é apresentado pelo jornalista Cristofer de Mattos e vai ao ar nesta terça-feira (8/12), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (9/12), às 11 horas. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis em AQUI. Para ouvir a Radioweb clique AQUI.

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br