Juízes em Ação aborda o acompanhamento a vítimas de violência doméstica

Juízes em Ação aborda o acompanhamento a vítimas de violência doméstica

Magistrada Valéria Eugênia Neves Willhelm revela detalhes do projeto desenvolvido em Bento Gonçalves.

O programa Juízes em Ação, que vai ao ar na terça-feira (10/11), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, apresenta entrevista com a juíza de Direito Valéria Eugênia Neves Willhelm, da 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves. A magistrada detalha no programa a parceria com o Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Revivi) que possibilitou ampliar e qualificar o amparo às vítimas de violência doméstica no município da Serra gaúcha.

A magistrada revela que, quando de sua chegada à Comarca, percebeu que o discurso das mulheres vítimas de agressão era um durante o atendimento na sala de espera pelas assistentes sociais e psicólogas, e outro na sala de audiência. Com a presença do agressor, as vítimas ficavam intimidadas e mudavam seus depoimentos. “Nós percebemos que, se elas (vítima e psicóloga ou assistente social) entrassem na sala de audiências juntas, a vítima se sentia mais à vontade de expor a sua situação e o seu sofrimento. A vítima passou a se sentir apoiada e respeitada”, destaca Valéria.

Valéria Eugênia Neves Willhelm também reflete no programa sobre as razões para as causas mais frequentes de violência doméstica, feminicídios e estupros e as relações com o agressor. Além disso, o programa aborda, ainda, o impacto na reeducação e conscientização a respeito da questão, a partir do tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que abordou a violência contra a mulher.

Produzido pela Radioweb AJURIS, o programa Juízes em Ação é apresentado pelo jornalista Cristofer de Mattos e vai ao ar nesta terça-feira (10/11), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (11/11), às 11 horas. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb clique AQUI.

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br