Juízes em Ação trata da necessidade de ampliação de assessoria contábil

Juízes em Ação trata da necessidade de ampliação de assessoria contábil

Magistrada Eliziana da Silveira Perez reforça importância de novos cargos de assessores contadores para o aprimoramento da prestação jurisdicional.

O programa Juízes em Ação, que vai ao ar na terça-feira (3/11), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, apresenta entrevista com a juíza de Direito Eliziana da Silveira Perez, do 2º Juizado da Vara de Direito Empresarial, Recuperação e Falências da Comarca de Porto Alegre. A magistrada detalha a tese apresentada no XI Congresso Estadual de Magistrados, promovido pela AJURIS, em Montevideo, no Uruguay, em setembro. O trabalho aponta a necessidade de criação de cargos de assessoria técnica contábil para aperfeiçoar a prestação jurisdicional em varas especializadas.

A magistrada destaca que, na Vara de Direito Empresarial, Recuperação e Falências, há uma especificidade técnica muito peculiar. Exige, portanto, formação além da própria competência dos oficiais escreventes que atuam na jurisdição, e que seria alcançada com a assessoria de bacharéis em Ciências Contábeis. Estes profissionais atuariam, basicamente, em três tipos de matérias: prestação de contas, análises contábeis e de crédito e recuperação financeira e falência. “Se nós pudéssemos dispor dessa assessoria técnica contábil, nós iríamos prestar uma jurisdição mais eficiente, mais rápida e desafogaríamos a Contadoria do Fórum Central”, argumenta Eliziana.

A tese, explica a magistrada, está associada a permanente preocupação do Judiciário gaúcho em aprimorar e agilizar a prestação jurisdicional à sociedade. A proposição apresentada já recebeu, inclusive, parecer favorável para encaminhamento de projeto de lei pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça, em 2014.

Produzido pela Radioweb AJURIS, o programa Juízes em Ação é apresentado pelo jornalista Cristofer de Mattos e vai ao ar nesta terça-feira (3/11), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (4/11), às 11 horas. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb clique AQUI.