Juízes em Ação destaca projeto que proporciona mamografias para detentas

Juízes em Ação destaca projeto que proporciona mamografias para detentas

Em iniciativa integrada à campanha Outubro Rosa, repasse de penas alternativas permite exames para 186 apenadas de Guaíba e Porto Alegre.

O programa Juízes em Ação, que vai ao ar nesta terça-feira (20/10), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, apresenta entrevista com a juíza de Direito Patrícia Fraga Martins, da 2ª Vara de Execuções Penais de Porto Alegre. A magistrada detalha a iniciativa da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEMPA) que destinou R$ 18 mil para a realização de mamografias em detentas nos presídios femininos Julieta Balestro, em Guaíba, e Madre Pelletier, em Porto Alegre. As ações estão integradas à campanha Outubro Rosa, que visa alertar para a necessidade de diagnósticos preventivos e de combate ao câncer de mama.

O repasse de verbas alternativas – originárias de multas aplicadas a quem comete crimes de menor potencial ofensivo – irá proporcionar mamografias para 186 presas acima dos 40 anos. Todas possuem um perfil de vulnerabilidade socioeconômico. Esta ação do Judiciário gaúcho torna-se a única alternativa para que as detentas tenham acesso ao exame, que será realizado pelo Instituto de Mama do RS. “Este projeto traz às apenadas, que estão de alguma forma apartadas da sociedade através do sistema prisional, poder exercer esse direito que é de fundamental importância”, pontua Patrícia.

A iniciativa estende as políticas públicas que, por muitas vezes, não chegam às apenadas. Com a realização dos exames, essas mulheres passam a ser integradas ao grupo de cautela e proteção, conforme modelos consagrados pelo Ministério da Saúde de combate ao câncer de mama. Há, conforme a juíza Patrícia Fraga Martins, um simbolismo neste projeto de empoderamento social e de respeito à dignidade humana. “Representa incluí-las nas mesmas práticas que são realizadas para as mulheres em liberdade.”

No programa, a magistrada também aborda questões que envolvem a precariedade de infraestrutura dos presídios femininos, a necessidade de alcance de materiais de higiene pessoal e de ações preventivas de saúde.

Ouça o programa:

Produzido pela Radioweb AJURIS, o programa Juízes em Ação é apresentado pelo jornalista Cristofer de Mattos e vai ao ar nesta terça-feira (20/10), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (21/10), às 11 horas. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb clique AQUI.

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br