Memória AJURIS 75 anos: A questão prisional e a democracia no foco da AJURIS na gestão de Pio Dresch

Memória AJURIS 75 anos: A questão prisional e a democracia no foco da AJURIS na gestão de Pio Dresch

O projeto Memória AJURIS 75 anos chega ao biênio 2012/2013 resgatando a gestão de Pio Giovani Dresch na presidência da AJURIS, período de intensa articulação com as pautas que permeavam o debate político e social.

Um dos destaques da gestão de Pio Dresch foi articulação feita para enfrentar a crise do sistema prisional. A atuação do Fórum da Questão Penitenciária, criado na gestão anterior,  resultou na denúncia à Organização dos Estados Americanos (OEA) da violação dos direitos humanos e das condições degradantes do Presídio Central de Porto Alegre. 

Foi também neste período que ocorreram as Jornadas de Junho. No vídeo o magistrado faz uma avaliação do período e também conta sobre a realização de evento realizado pela AJURIS para debater os rumos da democracia. A Associação também foi promotora de debates importantes como a dívida do Estado com a União e o combate à homofobia, que resultou na criação da carteira de nome social no RS.

À frente da AJURIS, Pio Dresch também garantiu que os pretores fossem reconhecidos como magistrados, e atuou de forma intensa pela aprovação de projetos como o reescalonamento da diferença entre as entrâncias, recomposição dos subsídios e automaticidade.

 

Gestão 2012/2013

Presidente: Pio Giovani Dresch
Vice- Presidente Administrativo: Eugênio Couto Terra
Vice-Presidente Patrimônio e Finanças: André Luís de Moraes Pinto
Vice-Presidente Cultural: Maria Lúcia Boutros Buchain Rodrigues
Vice-Presidente Social: José Antônio Azambuja Flores

 

CONFIRA:

 

PROJETO MEMÓRIA AJURIS 75 ANOS

O Memória AJURIS 75 anos resgata a história da Associação pela voz dos ex-presidentes da entidade. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da AJURIS, com produção e entrevistas de Joice Proença e direção geral do projeto, imagens e edição de Vinicios Sparremberger.

O Departamento de Comunicação é dirigido por Max Akira Senda de Brito e coordenado pelo jornalista-chefe Alexandre Bach.

Essas e outras histórias em: ajuris.org.br/videos