Educadores e professores de Lajeado promovem a Justiça Restaurativa

Educadores e professores de Lajeado promovem a Justiça Restaurativa

Cerca de 200 professores e educadores de Lajeado participaram do workshop Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa, promovido pela Escola da Magistratura da AJURIS durante essa terça-feira (22/10), no auditório da Unimed. O evento foi ministrado pela professora Kay Pranis, uma das maiores autoridades do mundo em Justiça Restaurativa.

“Vim ao Brasil para aprender sobre aquilo que está sendo feito aqui, a respeito de Justiça Restaurativa, e trazer um pouco da minha experiência”, disse a professora americana aos participantes. A proposta do workshop foi de ensinar professores e educadores as técnicas dos chamados “processos circulares”, permitindo exercitar o autoconhecimento e entendimento do outro e, a partir disso, construir relacionamentos saudáveis dentro das escolas. A prática tem como objetivo solucionar situações de conflitos e violência, orientando-se pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas.

O diretor do Foro de Lajeado e assessor da presidência da AJURIS, Luís Antônio de Abreu Johnson, disse que a proposta é capacitar pessoas para transformar  ambientes em comunidades escolares restaurativas. “Nos alegra muito, nos contenta muito, trazer essa experiência e poder difundir esses ensinamentos”, afirmou.