Sessão solene na Câmara dos Deputados marca os 70 anos da AMB

Sessão solene na Câmara dos Deputados marca os 70 anos da AMB

A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e integrantes da diretoria participaram no final da manhã de terça-feira (10/9) de Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, que homenageou os 70 anos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). As comemorações pela data seguirão nesta quarta-feira (11/9) com uma assembleia-geral da entidade e uma sessão especial no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a participação de autoridades dos três Poderes, magistrados e convidados.

A proposta da sessão solene na Câmara dos Deputados, que teve a participação de magistrados de todo o país, foi do deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR). Primeiro a se manifestar na tribuna, o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enalteceu a presença feminina na magistratura. “Precisamos de mais mulheres nas cortes e tribunais”, pediu. Ao final, ao saudar a AMB, deixou uma mensagem sobre o futuro da magistratura no país. “O desafio dos próximos 70 anos é congregarmos as garantias da magistratura, fundamentais para a independência e para o Estado Democrático de Direito, com as imensas responsabilidades dela decorrentes”, disse.

Em um breve discurso, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, destacou a honra em conduzir a magistratura brasileira nos 70 anos da entidade. “Parabenizo a magistratura brasileira, uma das melhores do mundo. Também uma das mais sobrecarregadas de processos, mais sacrificada em termo de estrutura, não obstante, nós temos quadros de excelência no Judiciário brasileiro”, frisou. “Nesses 70 anos aconteceu muita coisa e os juízes estavam lá, participaram ativamente dos momentos mais representativos da história do Brasil. Isso é motivo de orgulho. O aniversário é de vocês. Saúdo todos que vieram aqui, os presidentes de associações, mas muito especialmente todos os nossos associados que fizeram o nome desta entidade, parabéns a vocês, parabéns à AMB”, finalizou Oliveira.

A programação dos 70 anos da AMB conta, ainda, com os Jogos Comemorativos, que começam nesta quarta-feira (11/9) e vão até sábado, no Minas Brasília Tênis Clube. Durante quatro dias, os magistrados-atletas poderão participar de oito modalidades: basquete, beach tênis, corrida rústica, super sênior, futsal, tênis de quadra, voleibol de areia e de quadra. A AJURIS terá magistrados-atletas participando de diferentes modalidades.

 

 

Com informações da assessoria da AMB