Magistrados gaúchos recebem Cruz do Mérito da AMB em sessão no STJ

Magistrados gaúchos recebem Cruz do Mérito da AMB em sessão no STJ

Uma sessão solene no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no final da tarde desta quarta-feira (11/9) encerrou o dia de comemorações, em Brasília, dos 70 anos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e integrantes da diretoria participaram dos eventos.

Durante a sessão, cinco magistrados receberam a comenda Cruz do Mérito, uma honraria criada pela AMB para agraciar e distinguir personalidades que se destacaram por seus esforços constantes para a melhoria e valorização do Poder Judiciário e da magistratura brasileira. Foram agraciados os juízes aposentados do Rio Grande do Sul José Antônio Azambuja Flores (diretor do Departamento Desportivo da AJURIS) e Ronaldo Adi Barão Castro da Silva e, in memorian, o ministro do STJ Ruy Rosado de Aguiar Júnior, que faleceu no dia 24 de agosto, em Porto Alegre. A filha do ministro, a juíza de Direito Ana Lúcia Andrade de Aguiar, recebeu a comenda em nome da família. A homenagem ao ministro Ruy Rosado foi uma proposição da AJURIS feita à AMB.

Também foram agraciados o desembargador Gilberto Ferreira, do Tribunal de Justiça do Paraná, e a juíza Sulamita Bezerra Pacheco de Carvalho, do Rio Grande do Norte. 

Junto com o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, compuseram a mesa os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Romão Cícero de Oliveira. “Passados 70 anos de sua fundação, a AMB continua como nunca contribuindo para a união da magistratura nacional”, disse o presidente do Supremo em seu discurso de saudação.

Ao final da sessão, a presidente da AJURIS e presidentes das demais associações de magistrados receberam um “pin” confeccionado especialmente para celebrar os 70 anos da AMB.