CNJ realiza inspeção ordinária no TJRS

CNJ realiza inspeção ordinária no TJRS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou, nesta segunda-feira (9/9), a semana de inspeção no Tribunal de Justiça do RS (TJRS), que será realizada de 9 a 13 de setembro, e integra o calendário de inspeções ordinárias do CNJ, com objetivo de verificar o funcionamento administrativo e jurisdicional e das serventias extrajudiciais do Estado. 

A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e o diretor da Escola da AJURIS, Jayme Weingartner Neto, prestigiaram a solenidade de abertura dos trabalhos, realizada no Plenário do TJRS. A inspeção está sendo conduzida pelo corregedor-geral do CNJ, ministro Humberto Martins, que informou que o objetivo é fazer uma radiografia do TJRS, que deve estar pronta em cerca de 30 dias. “Quero um Judiciário que a sociedade diga que é o melhor do mundo”, afirmou, repetindo diversas vezes a frase: “Poder Judiciário forte, magistratura forte, cidadania respeitada”. 

O presidente do TJRS, Carlos Eduardo Zietlow Duro, destacou os resultados da Corte gaúcha, que pelo 11º ano consecutivo obteve nota máxima em eficiência no 1º e 2º grau de jurisdição. 

 

Escola da AJURIS

A Escola da AJURIS, no que se refere aos Cursos de Atualização de Magistrados (CAMs), também está no cronograma da inspeção do CNJ.

Ainda na parte da manhã, o diretor Jayme Weingartner e o vice-diretor Roberto Ludwig receberam os membros da equipe do CNJ, que no que se refere à Escola, está sendo liderada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Roberto Portugal Bacellar.