AJURIS se engaja na campanha Setembro Amarelo

AJURIS se engaja na campanha Setembro Amarelo

Com o tema “Você não está sozinh[x] – Quebre o silêncio. Falar é a melhor solução”, a Associação dos Juízes do RS (AJURIS) se engajou na campanha do Setembro Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio e a importância de promover a saúde mental da população.

O Setembro Amarelo é realizado desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e anualmente novas entidades se somam à campanha. O mês foi escolhido para a realização da campanha, pois 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 90% dos casos de suicídio estão associados à distúrbios mentais e, portanto, com acesso ao tratamento adequado poderiam ser evitados. 

No entanto, o suicídio ainda é tratado como tabu e cercado de mitos, perpetuando o preconceito que envolve as questões relacionadas à saúde mental. 

As ações do Setembro Amarelo apostam que tirar o tema da invisibilidade é uma das principais  formas de prevenção, além de ser determinante para que as pessoas tenham informações corretas e possam buscar ajuda e tratamento.

Procure ajuda

O CVV oferece atendimento gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas relacionados à depressão.  O atendimento é oferecido pelo telefone 188, por e-mail, chat ou pessoalmente. Acesse: www.cvv.org.br/quero-conversar

Voluntários

Todo o atendimento oferecido pelo CVV é voluntário. Os interessados em ser plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV participam de um curso gratuito de preparação e devem dispor de quatro horas semanais para o atendimento. Mais informações em central@cvv.org.br.