Presidente da AJURIS participa de encontro com estudantes de Direito em Canoas

Presidente da AJURIS participa de encontro com estudantes de Direito em Canoas

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, foi a convidada da primeira edição de 2018 do projeto Carreiras Jurídicas da Universidade La Salle, de Canoas, realizada na noite de terça-feira (17/4). O projeto, que evidencia trajetórias de destaque no ambiente jurídico, busca apresentar aos acadêmicos de Direito os diferentes caminhos e perspectivas profissionais que o curso oferece.

“A Magistratura me fascina não só pelo mundo do processo, mas principalmente pela possibilidade de nós sermos atores sociais e podermos dialogar com a sociedade. Podemos fazer a diferença na vida das pessoas a partir do processo, quando possível, mas também fora dele, através da interlocução social”, ressaltou a magistrada.

Durante o encontro, ao resgatar sua trajetória, a presidente da AJURIS destacou eventos históricos do Brasil, como a construção de Brasília, a ditadura militar, a Lei da Anistia, além da retomada da democracia e as Diretas Já. “São momentos que eu vivi e conduziram a minha formação como pessoa e profissional”, frisou.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1984, Vera Deboni ingressou na magistratura em 1987, como pretora, e em 1990, como juíza. Desde 1995, atua na área da Infância e Juventude, tendo, inclusive, atuado como juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no programa Justiça ao Jovem.

Na AJURIS, é a segunda mulher a presidir a entidade em 73 anos de existência. “Hoje tenho a honra de presidir uma Associação que se destaca não só pela história na luta das prerrogativas da Magistratura, mas por se colocar como um ator social e que tem o diálogo como um seus dos pilares”, ressaltou Vera Deboni.

Segundo ela, tal característica foi determinante na decisão de ingressar na vida associativa. “Por acreditar que nós temos que ter esse papel, de dialogar com a sociedade e que nós precisamos levantar bandeiras e cartazes quando as demandas que vierem possam atingir a cidadania, é que eu acabei construindo também uma trajetória associativa”, explicou.

A presidente da AJURIS foi recebida pelo coordenador do curso de graduação em Direito da Unilasalle, Daniel Achutti, acompanhado do desembargador Jayme Weingartner Neto, professor da instituição e também diretor da Escola da AJURIS.

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
imprensa@ajuris.org.br
(51) 3284.9125